software de transferência de arquivos

Software de transferência de arquivos e a segurança de dados

Saiba como assegurar a proteção de dados da sua empresa com software de transferência de arquivos. Leia artigo no blog Riversoft.

Com o passar do tempo e o avanço das tecnologias, as empresas passaram a se preocupar ainda mais com a segurança corporativa. Visto isso, a segurança de arquivos é um dos principais fatores de atenção. E, para proteger as organizações, uma das soluções encontradas é a aquisição de um software de transferência de arquivos.

A troca eletrônica de dados diária é uma etapa recorrente no cotidiano das empresas, por isso, a segurança contra riscos comuns se faz necessária. Um software de transferência de arquivos é capaz de solucionar situações desconfortáveis e evitar frustrações na hora de gerenciar o compartilhamento de dados.

Para que sua empresa esteja sempre com os arquivos protegidos, é preciso seguir processos de estrutura moderna e segura. Conheça a seguir as principais vantagens de escolher um software de transferência de arquivos para o compartilhamento de arquivos da sua empresa.  

Quais são os principais problemas de segurança dos arquivos?

No ambiente corporativo, a transferência de arquivos deve sempre ter suporte de ferramentas e profissionais que assegurem sigilo na troca de informações. E, com o passar dos anos, a tecnologia avançou para a criação de diferentes soluções de proteção de arquivos.

Um software de transferência de arquivos traz mais agilidade e automação para o processo. Com isso, evita-se erros ao trocar informações sigilosas. Há garantia que o arquivo chegará ao seu destinatário sem interferências que podem ser inseguras para a empresa.

Perda de arquivos

Um dos principais problemas ao escolher um protocolo ou ferramenta insegura é a perda de arquivos. A falta de conhecimento quanto ao padrão utilizado para troca de dados pode trazer consequências críticas para a segurança corporativa.

A perda de arquivos pode representar mais que só o sumiço de documentos, mas também a exposição de informações sigilosas, já que o destino não é verificado. A falta que um arquivo pode fazer ao processo é algo perigoso, ainda mais visando informações de clientes, por exemplo.

Utilizar de uma ferramenta confiável para que a transferência de arquivos seja realizada de forma centralizada, criptografada e monitorada é a melhor solução para garantir a segurança de compartilhamento de informações.

Impossibilidade de acessar dados

Uma transferência de arquivos insegura pode impossibilitar que a troca de dados seja feita de forma completa. Desta maneira, é possível que o destinatário tenha limitações em acessar informações que lhe foram transferidas. 

A disponibilização de arquivos para as pessoas destinadas é algo que pode interromper processos importantes da empresa, atrapalhando a configuração normal da operação e trazendo transtornos.

Uma solução por software pode monitorar o caminho dos arquivos durante a transferência, permitindo que se garanta que as informações cheguem ao seu destino final de forma segura.

Roubo de informações

A vulnerabilidade é um dos pontos mais preocupantes de uma transferência de arquivos insegura. Principalmente, com a migração de sistema de trabalho para o modo home office, que faz com que a troca de dados seja realizada para computadores pessoais também.

Se não for assegurada a proteção da troca de dados, é possível que invasores entrem em contato com informações sigilosas. Isso configura a violação de leis e exposição de arquivos com dados confidenciais.

A empresa que tem informações roubadas durante uma transferência de arquivos terá consequências de impacto ao processo, desde a exposição das informações até a penalização legal de tal situação.

Quais são as medidas de segurança para proteção dos arquivos?

Para garantir que as transferências de arquivos da sua empresa estejam seguras, é possível seguir algumas dicas que possibilitam um processo com menos frustrações. Algumas melhores práticas você confere a seguir:

  • Visibilidade completa do processo de transferência: desta forma, é possível monitorar todo o caminho realizado pelo arquivo para que se confirme o cumprimento dos prazos e a verificação de falhas ou riscos que possivelmente tenham ocorrido. 
  • Solução com interface segura e simples: facilitar o uso de todos os colaboradores e evitar erros no decorrer do processo, como optar por sistemas que sejam seguros e ao mesmo tempo de simples manuseio é a melhor opção.
  • Evite utilizar o protocolo FTP: escolha soluções que permitam a transferência criptografada e de ponto-a-ponto para prevenir riscos e falhas, como podem ocorrer em transferências de FTP, que são pouco confiáveis.
  • Respeitar normas da LGPD: recentemente colocada em vigor, a Lei Geral de Proteção de Dados restringe a utilização de dados de clientes e também o seu compartilhamento. Por isso, é importante que todas as transações sigam as regras.

Como tornar a transferência de arquivos mais segura?

Um software de transferência de arquivos permite que sua empresa traga mais agilidade, automação e segurança para o processo de troca de informações. Escolher uma solução gerenciada eleva a possibilidade de uma troca de documentos protegida. 

Atualmente, diversas soluções estão disponíveis para automatizar a transferência de arquivos. Entre as principais características que devem ser observadas estão o acompanhamento das transações e histórico, controle de SLA, automatização do processo com utilização de múltiplos protocolos.

Além disso, é preciso ter o suporte à transferência de arquivos de qualquer tamanho, estar de acordo com todas as normas da LGPD e utilizar criptografia para que a transferência tenha uma camada extra de segurança.

Conheça o software de transferência de arquivos da Riversoft e otimize as trocas de dados da sua empresa. 

Você também pode gostar