transferência de arquivos escalável

Quando implementar uma solução de transferência de arquivos escalável?

Conheça as principais vantagens de um sistema de transferência de arquivos escalável para a sua empresa. Confira no artigo do blog!

A transferência de arquivos é um processo presente no dia a dia das empresas. Muitas vezes trabalhada de maneira informal, a troca de informações pode ser insegura e pouco ágil. Por isso, empregar uma solução de transferência de arquivos escalável se mostra uma ótima opção, principalmente para as operações de grande fluxo.

O volume de dados aumenta a cada dia. E isso implica em maior movimentação de informações sendo transferidas. A automatização do processo surge como uma solução para tornar as trocas de dados mais ágil e segura. Além de permitir a transferência de vários, evitando o envio de um documento por vez.

Mas quando implementar uma solução escalável em sua empresa? Entenda a seguir os diferenciais e vantagens deste tipo de transferência e saiba como implementar da melhor maneira em seu negócio.

Qual é a diferença entre transferência única e transferência de arquivos escalável?

Empresas possuem demandas de transferências de dados o tempo todo. Mas seu volume varia muito por diversos fatores, como a comunicação entre setores, acessos de clientes externos e transações com parceiros.

Esses fatores contribuem para o crescimento ou diminuição do volume de dados a serem transferidos. Levando, assim, as empresas a buscarem alternativas que suportem acomodar esse volume variável, sem interferir no sucesso das transações realizadas.

Por isso, as transferências únicas, realizadas pelos colaboradores de forma nem sempre segura, estão sendo extintas das da rotina das organizações. O processo manual de transferir arquivos por protocolos que não garantem criptografia ou envio de arquivos grandes não é o mais adequado para o universo corporativo. 

Entendeu-se a necessidade de trabalhar com soluções escaláveis, que se adaptem ao tamanho e volume dos arquivos que uma empresa transfere e acomoda várias plataformas e protocolos. Desta forma, se automatizam as transferências, trazendo mais segurança para as transações e monitoramento para garantir o sucesso da operação.

Quais são as vantagens de ter um sistema escalável de transferência de arquivos?

Aderir a um sistema escalável de transferência de arquivos traz diversas vantagens para a operação de uma organização. A capacidade que soluções seguras têm de lidar com os volumes crescentes de dados das empresas é inquestionável e otimiza os processos internos de um negócio.

Escalabilidade e flexibilidade

Com certeza, uma das principais vantagens deste tipo de sistema é poder acomodar as necessidades da empresa de forma que se adapte de acordo com as mudanças. uma solução escalável consegue suportar volumes variados sem implicar com o sucesso das operações.

Ou seja, ela é flexível às mudanças que acontecem nas organizações, permitindo que arquivos de diversos tamanhos e volume cheguem ao destino final sem maiores problemas.

Segurança de dados

Soluções deste tipo também são mais seguras por permitirem que os arquivos transferidos sejam automatizados. O monitoramento do processo pode ser realizado e a conclusão de uma transferência confirmada.

Com um sistema de transferência, a segurança preventiva é ativada pela visibilidade do caminho dos arquivos e políticas de validação, como a criptografia, garantindo a movimentação e protegendo os dados.

Conformidade regulamentar

Alguns requisitos legais podem comprometer uma transferência se não tiver a garantia que serão seguidos. Em sistemas inseguros, é possível que as transmissões de arquivos tornem-se irregulares.

Uma solução de transferência é capaz de ter configurado padrões adequados de criptografia, transmissão, monitoramento e armazenamento de dados sensíveis. Desta forma, as organizações são capazes de atender as exigências de segurança previstas, como as da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por exemplo.

Visibilidade e treinamento

Com a visibilidade operacional proporcionada por uma solução de transferências, é possível minimizar os fatores de riscos de uma transmissão de dados sensíveis, como uma falha de transferência. 

Desta forma, sistemas gerenciados oferecem maior conformidade com os compromissos do SLA proposto. Isso é uma garantia que os arquivos chegarão ao destinatário e que a transmissão de informações estará sendo monitorada.

Como o software de transferência de arquivos pode ajudar a empresa?

Ao se trabalhar com transferência de arquivos corporativos, é preciso verificar se a infraestrutura da empresa está equipada para atender as necessidades da organização. Isso corresponde à visibilidade, monitoramento, automação e fatores que influenciam no processo do negócio.

Para isso, empresas aderem a softwares de transferência de arquivos para poder auxiliar nas operações e trazer mais segurança para as transmissões de dados sensíveis. Desta forma, é possível gerenciar as transferências e automatizar as operações.

O STCP (Secure Transfer Control Program) da Riversoft foi desenvolvido como uma solução para empresas que precisam transferir arquivos e integrar informações entre diferentes sistemas diariamente. O software que vai além das transferências, abrangendo a maior gama de arquivos a serem transmitidos e os conectando a uma diversidade de sistemas com segurança.

Com ele, é possível o envio de todos os tipos de arquivos, permitindo a transferência de documentos de qualquer tamanho, suportado pelo protocolo de comunicação escolhido, e sem limitação de volume de transferências. Para se encaixar às necessidades da sua empresa.

Conheça a melhor solução para a transferência de arquivos escalável para a sua empresa e automatize seus processos sem se preocupar com o volume de documentos a serem transferidos. 

Você também pode gostar