gerenciamento de dados

Gerenciamento de dados: confira os 5 erros mais comuns.

Grandes empresas contam com uma estratégia consolidada para o gerenciamento de dados. Essa preocupação com a gestão de documentos é importante para trazer fácil acesso às informações por parte de colaboradores e clientes, evitando erros. 

Com a alta demanda diária e a evolução tecnológica, os documentos físicos deram espaço aos digitais, mesmo que não tenham sido dispensados completamente. Manter tudo organizado é a grande missão das empresas. 

Para isso, atualmente há no mercado diversas soluções que contemplam a gestão de dados e suas transferências seguras. Com a implementação, o processo torna-se mais eficiente, o que evita erros no gerenciamento de dados. 

Gestão de dados para sua empresa

Considerando o cenário corporativo, as operações devem ser integradas para maior sucesso da empresa. Assim, os processos foram otimizados com a tecnologia e trouxeram benefícios para a gestão de dados, como a digitalização e o armazenamento em nuvem de documentos.

O gerenciamento de dados de forma efetiva e segura é fundamental para que um negócio tenha mais eficiência e aumente sua produtividade. Além disso, evita os erros e, com a tecnologia, torna mais raro a ineficiência humana. 

Uma gestão de dados eficiente é refletida, principalmente, durante a transferência de documentos. Isso porque o controle das informações é essencial para que esse processo seja realizado com segurança e de forma correta.

Por isso, o gerenciamento de documentos e informações de uma empresa é quesito de extrema importância para a gestão e que deve ser tratado com muita cautela.

Principais erros durante gerenciamento de arquivos

Ao se empregar uma estratégia de gerenciamento de dados, é preciso se atentar a alguns erros comuns que podem impactar no funcionamento da sua empresa. Entenda quais são eles e como evitá-los.

  1. Falta de controle de acessos

A segurança da operação deve estar sempre em primeiro lugar. E uma das maneiras de manter isso é através do controle de acessos. Apenas aqueles que estão envolvidos em determinada etapa devem ter o acesso aos dados equivalentes.

  1. Armazenamento inadequado de documentos

Ainda é comum que o armazenamento de documentos seja feito de forma física. Neste caso, é preciso trabalhar com um sistema de identificação e acesso fácil para eles. Porém, o ideal é a digitalização e armazenamento em nuvem e realização de backups para a segurança da empresa.

  1. Desorganização das informações

Considerando que todos documentos e dados têm sua importância, mantê-los organizados se faz necessário. Isso porque cada informação tem um tempo a ser mantida dentro da operação e saber onde está localizada facilita os processos de negócios. 

  1. Ausência de política de gestão de documentos

Esse é um problema recorrente em diversas empresas. É essencial se ter pré-definida uma política que respeite as leis vigentes na sociedade e também estabelecer quando manter, tempo de armazenamento, arquivamento e momento de destruição das informações. 

Os documentos possuem também uma vida útil dentro das organizações e reconhecer bem as suas etapas é importante para o bom funcionamento da operação.

  1. Falta de investimento em tecnologia

O avanço da tecnologia impacta o mercado como um todo e quem não acompanha se torna obsoleto. Por isso, quando tratamos de gestão de dados, é essencial estar atualizado com as melhores ferramentas e softwares disponíveis para maior segurança das informações.

Ao tratar de transferências de arquivos, por exemplo, é fundamental aderir a soluções que suportem e monitorem os mais diferentes tipos de arquivos. Assim, há a segurança que tal documento chegará ao seu destino sem interrupções. 

ebook - 7 principais frustações na transferência de arquivos

Frustrações comuns do gerenciamento de dados

Ao se estabelecer um sistema de gestão pouco planejado, é possível que os envolvidos nos processos tenham algumas frustrações durante a operação. Alguns pontos comuns podem ser evitados com pequenas ações.

Erros e confusões humanas

Tempo, direcionamento incorreto, um toque equivocado e alguns outros erros cometidos por colaboradores podem se tornar um grande dilema durante a gestão de dados. Para evitar que isso ocorra, diminua as tarefas manuais com a automação de parte do processo. Há ferramentas que são capazes de agilizar, centralizar e gerenciar transferências.

Falhas de transferências

Ao lidar com dados sensíveis, por exemplo, é necessário ter a garantia que tais informações serão transferidas de acordo com as especificações, evitando riscos. Falhas no processo comprometem a gestão de documentos e podem impactar por perdas importantes. Por isso, soluções que mantêm o monitoramento são recomendadas. 

Transferências de arquivos inseguras

Operações realizadas baseadas em nuvem podem parecer atraentes, mas, como qualquer solução gratuita, estabelecem riscos. Além de pouco confiáveis e seguras, carecem de funcionalidades úteis. 

Otimizando o gerenciamento de dados

Para evitar erros e frustrações na hora de gerenciar dados da empresa, é recomendado a utilização de softwares que garantem a segurança e facilitam o dia a dia da operação com a automação de tarefas.

Além disso, essas soluções são capazes de prevenir uma organização de consequências negativas e otimizar a operação:

  • Aumentando nível de produtividade;
  • Evitando processos judiciais por conformidade a leis;
  • Automatizando processos;
  • Integrando setores, clientes e parceiros;

Uma solução gerenciada de transferências de arquivos possibilita maior organização e facilita o acesso àqueles que devem ter contato com os documentos, criptografando informações e rastreando arquivos. 

Conheça mais vantagens nas transferências de arquivos e otimize o gerenciamento de dados da sua empresa.

trasferência segura e gerenciada de arquivos - solicite uma demonstração

Você também pode gostar