Transferência de arquivos: entenda os riscos e minimize os erros

À medida que a Internet ficou mais ágil, a transferência de dados tornou-se cada vez mais utilizada entre as pessoas, principalmente, no meio corporativo. Porém, a falta de segurança andou de mãos dadas com a rápida evolução da tecnologia fazendo com que grandes companhias tivessem seus dados vazados em ataques cibernéticos.

Infelizmente, devido ao vazamento de dados cada vez mais frequente, empresas sofrem os impactos diretamente no seu lucro. Um estudo feito pela Toluna constatou que 48% dos 1.000 brasileiros questionados deixariam de comprar em uma empresa que teve seus dados vazados. 

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Maryland e ACSC, existem 2.244 ataques cibernéticos relatados todos os dias. 

Alguns mecanismos foram criados com o objetivo de minimizar as falhas de segurança na transferência de arquivos. E é sobre isso que vamos falar neste artigo! Continue lendo para saber mais. 

Transferência de arquivos e os impactos das falhas em segurança

Como falado anteriormente, a transferência de arquivos precisa andar de mãos dadas com a segurança. O Brasil é um dos três países que mais sofrem ataques cibernéticos por ano e os principais alvos são pequenas empresas, representando metade dos ataques registrados.

É responsabilidade das empresas prover segurança nos dados internos e externos, aderindo a metodologias e ferramentas que possibilitem a proteção dos arquivos. 

Quando falamos especificamente sobre as falhas em transferência de arquivos, os riscos são inúmeros, dentre eles estão: exposição de arquivos, ataques cibernéticos e acessos indevidos. 

Analisando o cenário futuro e a velocidade em que a tecnologia torna-se acessível a todos, a segurança das informações faz-se cada vez mais importante. De acordo com a Revista Cybersecurity Venture, estima-se que o custo anual do crime cibernético no mundo vai chegar em US $10.5 trilhões até 2025. Furtos de propriedade intelectual, dinheiro roubado e destruição de dados são alguns dos custos envolvidos neste total levantado. 

Os dados valem muito no mercado atual! O que fortalece essa informação é o dado também levantado pela Revista Cybersecurity Venture, no qual espera-se que o crime cibernético seja até 5 vezes mais lucrativo do que os crimes transnacionais globais combinados.

Portanto, empresas que não se adequarem aos padrões de segurança terão muito a perder, tanto financeiramente quanto na posse de dados. 

Boas práticas para evitar falhas na transferência de arquivos

Apesar dos dados serem assustadores, as soluções são consideravelmente simples. Para manter a integridade dos dados na transferência de arquivos, é importante que a empresa esteja preparada para gerir os riscos e, principalmente, utilizar de ferramentas e mecanismos para prevenção de possíveis ataques.  

Algumas iniciativas de cibersegurança são essenciais para que a empresa se assegure dos seus dados, confira as principais:

  • Permitir a visibilidade completa do processo de transferência

Com isso, a pessoa responsável pela transferência consegue visualizar todo o caminho percorrido pelo arquivo, podendo enxergar as possíveis falhas ou riscos que possam ocorrer. 

  • Focar na usabilidade com interface segura e simples

A ferramenta é operada por pessoas, portanto, é preciso que seja de fácil entendimento e que todos possam utilizá-la com facilidade. Com isso, erros são evitados no decorrer do processo.

  • Evitar o protocolo FTP 

Esse protocolo é um dos mais utilizados, porém não proporciona segurança para o usuário. Isso porque não utiliza nenhum sistema de criptografia e proteção de dados. Escolha soluções que permitam a transferência criptografada de ponto-a-ponto para prevenir riscos e falhas.

  • Respeitar as normas da LGPD 

A Lei Geral de Proteção de Dados restringe a utilização de dados de clientes e seu compartilhamento. Portanto, as transações precisam seguir as regras da legislação.

Com a evolução da tecnologia é possível que as empresas contratem mecanismos que garantam a segurança na transferência dos dados, são elas: a criptografia, antivírus, firewall, assinaturas digitais e autenticação de dois fatores. 

Além de todos esses mecanismos de prevenção, vale ressaltar a importância de uma boa ferramenta que faça uma transferência de arquivos gerenciada e ainda garanta uma estrutura de segurança. 

A tecnologia por trás dos sistemas de transferência de arquivos

Quando o assunto é cibersegurança, as empresas precisam ter cuidados redobrados. Para gerir inúmeros dados de clientes, fornecedores e colaboradores, é necessário ter uma estrutura em que todas as informações estejam armazenadas de forma segura. 

A transferência de arquivos entre empresas é um procedimento muito comum no B2B e, como podemos ver, é suscetível a falhas caso não haja um mecanismo para assegurar que o processo seja seguro. 

Erros em confidencialidade, problemas na integridade, disponibilidade e autenticidade das informações podem causar prejuízos milionários e expor dados sigilosos, impactando relevantemente toda uma cadeia de negócios. 

Conforme falamos anteriormente, é de suma importância que as empresas possam contar com uma ferramenta confiável para esse processo tão importante. Mas além de tudo, é válido como funciona a tecnologia por trás disso tudo. Neste caso, falaremos especificamente do STCP (Secure Transfer Control Program), uma solução da Riversoft! 

Com ele, é possível enviar e receber arquivos e integrar informações entre diferentes sistemas todos os dias. Tudo isso com segurança em um sistema prático e de fácil entendimento, do jeito que tem que ser! Confira como funciona:

  • O STCP Server automatiza todo o seu processo de transferência segura de arquivos, utilizando múltiplos protocolos;
  • Permite o envio de arquivos de qualquer tamanho, desde que suportado pelo protocolo de comunicação escolhido;
  • O STCP Signer permite assinar e criptografar arquivos antes e após a transferência para adicionar uma camada extra de segurança e deixar o envio seguro;
  • O STCP OFTP Web Admin permite acompanhar transações, históricos e fazer a gestão dos seus servidores STCP;

Como foi possível ver, a cibersegurança tem papel fundamental no lucro das empresas, visto que os dados possuem grande valor comercial atualmente. Portanto, tomar iniciativas para que a perda de dados não se torne algo comum, é essencial! 

Você também pode gostar