software de transferência de dados

Vantagens de ter um software para transferência de arquivos

Software para transferência de arquivos: quais são as vantagens de ter um e por que é necessário para as empresas? Entenda aqui.

Com o constante crescimento digital nos últimos anos, as empresas têm se adaptado à necessidade de realizar transferências de arquivos diariamente.

Independentemente do porte ou segmento de negócio, é importante contar com um software especializado para essa prática, principalmente pela preocupação relacionada à segurança de informação.

Utilizar um software especializado em transferência de arquivos, além de ajudar a empresa a garantir a segurança de dados sensíveis, também oferece vários outros benefícios.

Por isso, nesse artigo foram reunidas todas as vantagens de utilizar um software para essa prática e alguns detalhes sobre MFT.

O que é um MFT?

MFT, ou Managed File Transfer, significa transferência gerenciada de arquivos. Trata-se de uma plataforma de tecnologia que facilita a troca de dados por meios eletrônicos.

Na maioria dos casos, é utilizada para fazer a transferência de arquivos sensíveis, ou arquivos grandes, de maneira segura.

Um software de transferência gerenciada de arquivos oferece um grande número de recursos de segurança e conformidade que não estão disponíveis ou são muito difíceis de adicionar a produtos de FTP prontos para uso.

Ou seja, quando colocamos em comparação com o FTP (File Transfer Protocol), o MFT é uma opção mais moderna e segura para a troca de dados nas empresas.

Basicamente, um sistema de transferência gerenciada de arquivos pode ser considerado um grande sistema de transferência de arquivos centralizado, que inclui:

  • Visibilidade;
  • Comunicando;
  • Segurança;
  • Monitoramento;
  • Integrações com seu sistema de segurança;
  • Garantia de entrega.

Além disso, os sistemas de transferência de arquivos gerenciados são projetados para garantir a segurança dos dados para que as empresas possam realizar trocas de arquivos contendo dados confidenciais com partes externas.

Alguns dos recursos mais valiosos do MFT, nesse caso, são as integrações com infraestrutura de segurança que a empresa já utiliza, como antivírus, prevenção de perda de dados (DLP) e sistemas de controle de acesso. 

Quais são as vantagens de usar um software para transferência de arquivos?

Como citado anteriormente, ter um software dedicado à transferência de dados é importante para garantir a integridade da empresa e a segurança contra os riscos dessa prática, independentemente do seu porte.

Atualmente, existem muitas soluções especializadas no mercado que ajudam os negócios a garantir a segurança de suas informações. Porém, quais são exatamente as vantagens de utilizar um software para esse processo?

Segurança e Concordância com LGPD

Assegurar a proteção de dados sensíveis é importante para preservar a empresa no geral, já que um vazamento ou invasão pode trazer prejuízos e consequências graves.

Um software é uma camada de proteção valiosa para garantir que esses imprevistos não aconteçam, e ainda ajuda o negócio a seguir todas as normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Tempo de implementação reduzido

A implementação de um software é facilitada, principalmente por oferecer a possibilidade de integração com sistemas de segurança já utilizados pela empresa.

A empresa responsável também oferece todo o suporte necessário para a implementação da solução, oferecendo até mesmo treinamento para os colaboradores.

Escalabilidade e flexibilidade 

A utilização do software é gerenciada de acordo com as necessidades da empresa. Isso significa que, caso o volume de transferências necessárias passem a não atender a demanda da empresa, ela pode ser ajustada.

Além disso, é possível fazer transferências independentemente do tamanho ou quantidade de arquivos, o que proporciona muita flexibilidade para o negócio.

Garantia de visibilidade operacional

Através de um software, também é possível ter uma visão estratégica das trocas de dados da empresa.

Isso porque ele permite que a empresa tenha um gerenciamento otimizado de qualquer informação relacionada a transferência de arquivos.

Como escolher um software de transferência de dados?

Com todos esses benefícios citados acima, fica claro que é essencial para os negócios ter um software de transferência de arquivos. Porém, como escolher o melhor software para sua empresa?

Entenda as necessidades de sua empresa: pesquise com sua equipe para ficar ciente do que exatamente o seu negócio precisa.

Pesquise bem: procure todas as opções disponíveis no mercado que se adequam às necessidades analisadas e tenha todas as funcionalidades desejadas.

Eduque sua equipe: assim que escolher a melhor opção possível, eduque sua equipe para que eles entendam como utilizar a solução e como ela irá agregar valor à empresa.

Uma das melhores opções disponíveis no mercado é a Riversoft, solução 100% brasileira. Além de oferecer criptografia em todas as etapas do processo, ela oferece:

  • Otimização de tempo e capital
  • Suporte a certificados digitais
  • Agilidade nas atualizações de segurança
  • Gerenciamento otimizado
  • Diversos modos de controle
  • Treinamento da ferramenta para as equipes 

Saiba mais sobre a Riversoft e simplifique sua transferência de arquivos.

Você também pode gostar